Como funcionam os pedágios na Uber?
Pode acontecer de você motorista pegar uma corrida que terá que passar por uma barreira de pedágio e por isso você deve saber o que fazer quando isso acontece.
A Uber mapeia os principais pedágios próximos da sua cidade, e eles sabem a tarifa de cada um.
A Uber sabe por todos os pontos que você passa com o passageiro, e portanto eles sabem se você passou por um pedágio também.
A grande dúvida é: Quem paga o pedágio? O motorista ou o passageiro?
A resposta é: ao passar pela cabine do pedágio o motorista deve pagar o pedágio com seu próprio dinheiro (ou sistema automático de pagamento). Quando terminar a corrida (seja corrida em dinheiro ou em cartão) o valor final pago pelo passageiro já inclui a tarifa do pedágio, e assim o motorista é reembolsado do valor do pedágio.
Ou seja, o pedágio é pago pelo motorista no momento que é passado pela barreira de pedágio, mas o motorista recebe o valor de volta ao final da viagem.
Nunca peça para o passageiro pagar o pedágio, pois caso você faça isso, ele estará pagando o pedágio duas vezes, pois pagará no momento da passagem e no valor final da corrida.
Um ponto de atenção aqui: caso você retorne da viagem e passe novamente pela barreira de pedágio sem passageiro no carro, esse valor do pedágio da volta não será pago nem pela Uber nem pelo último passageiro. Ao voltar sempre procure caminhos alternativos no WAZE que não passam pela barreira de pedágio e assim você não tem esse custo.
Lembrando que se a corrida do passageiro for em dinheiro (ao invés de cartão), também não se preocupe! Você mesmo motorista pague o pedágio! Ao encerrar a corrida do passageiro o valor final incluirá o valor do pedágio também.
No vídeo abaixo eu também dou uma dica sobre como facilitar todo esse processo de pedágio.
✔ Quer ser um Motorista UBER?
Clique nesse link e cadastra-se
http://partners.uber.com/i/x1zxq4k9ue